Curadoria de profissionais de saúde & sexualidade para mulheres & pessoas com vulva

 

Quando falamos sobre sexualidade e nossa saúde íntima, estamos dividindo uma parte essencial de quem nós somos com os outros. 

 

Precisamos confiar em bons profissionais da saúde e sexualidade para nos sentirmos confortáveis e seguras para cuidar da nossa intimidade com o
carinho e conforto que merecemos. 

 

Este é o guia de bolso para salvar todas as mulheres que buscam profissionais de saúde e sexualidade que se alinham com os propósitos das marcas Lilit, Feel e Fertilid. Somos três femtechs com a missão de democratizar conhecimento sobre a saúde feminina, prazer, educação sexual e empoderamento reprodutivo para pessoas com vulva.

 

Vamos juntas? 

Introdução

 

Precisamos confiar em bons profissionais da saúde e sexualidade para nos sentirmos 100% confortáveis e seguras para cuidar da nossa intimidade com o carinho e conforto que merecemos. 

 

Sabemos que não é uma tarefa simples encontrar um profissional para cuidar da nossa intimidade. Quando você confia e compartilha com um médico, fisioterapeuta ou terapeuta sobre sua sexualidade, você está dividindo grande parte da sua essência. De quem você é. 

 

E em um mar de profissionais, é preciso selecionar com cuidado e carinho aqueles que irão nos atender de forma ética, respeitosa e com informações científicas sobre nossa sexualidade. 

É por isso que resolvemos montar a nossa curadoria. Neste material, feito em três mãos, juntamos o conhecimento sobre sexualidade da Lilit e Feel com a compreensão sobre fertilidade e saúde reprodutiva da Fertilid

 

Esta é uma curadoria de profissionais que alinham com a nossa missão de trazer educação sexual e reprodutiva para mulheres & pessoas com vulva. 

Disclaimer

 

O intuito desta curadoria é trazer profissionais de saúde e sexualidade que possamos confiar em dividir nossa intimidade. Nós não nos responsabilizamos por atendimentos e consultas de terceiros. 

 

Neste primeiro momento, fizemos uma curadoria de ginecologistas e obstetras localizadas em São Paulo. 

 

Caso você tenha visitado alguns desses profissionais e não tenha tido uma boa experiência, por favor, escreva para oi@somoslit.com para que retiremos o nome do profissional desta curadoria. 

Coletivos e Clínicas com projetos de atendimento a mulheres em situações de vulnerabilidade

Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde
O Coletivo Feminista sexualidade Saúde é uma Organização Não Governamental, que desenvolve desde 1981 um trabalho com especial foco na atenção primária à saúde das mulheres, a partir de uma perspectiva feminista e humanizada.
 
Rede Defesa de Direitos
O Grupo de pesquisa “Violência e gênero nas práticas de saúde” (atualmente denominado “Grupo de pesquisa e intervenção atenção primária e cuidado em saúde“), do Departamento de Medicina Preventiva da USP, edita e publica, desde 1996, Guias de Serviços voltados às mulheres e meninas em situação de violência, para facilitar o referenciamento e contrarreferenciamento deste problema na rede intersetorial.

Médicas ginecologistas 

São Paulo

Dra Ana Beatriz Barros
@dra.anabeatrizbarros | +55 (11) 99320-0163
Médica mastologista, ginecologista e obstetra. Titulada nas especialidades de Ginecologia e Obstetrícia FEBRASGO e em mastologia pela Sociedade Brasileira de Mastologia, além de curso de aperfeiçoamento em Cirurgia Oncoplástica e Reconstrutora Mamária da Sociedade Brasileira de Mastologia.
 
Dra Anic Campos
@aniccampos | +55 (11) 99419-3242
Formada pela Faculdade de Medicina de Itajubá com residência médica na Faculdade de Medicina de Jundiaí e mestrado pela UNICAMP. Atualmente é professora colaboradora de Tocoginecologia pela Faculdade de Medicina de Jundiaí e concursada pública pelo município de Cajamar.
 
Dra Carolina Ambrogini
@dracarolambrogini | +55 (11) 3539-0084
Médica pela Faculdade de Medicina de Jundiaí com residência médica em ginecologia e obstetrícia na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. Pós graduação em especialização em sexualidade humana pela USP. 
 
Dra Cidinha Ikegiri 
@cidinha | +55 (11) 3230-3286 
Médica formada na PUC-SP com especialização na área de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington e Medicina Fetal na Clínica Conceptus. Pós graduada em medicina esportiva. 
 
Dra Dolores Nishimura
@doloresnishimura | +55 (11) 3889 7081
Médica pela USP, com Residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas e Residência Mastologia Hospital no Sírio-Libanês. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO)
 
Dra Dunia Valle
@ventre.vivo | +55 (11) 94466-7040
Especialista em ginecologia natural, Dunia é médica formada pela Universidade Estadual de Londrina, com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo SUS-SP.
 
Dra Juliana Vieira Honorato
@dra.julianavieirahonorato | +55 (11) 3071-3080  
Graduação em Medicina: Universidade Federal de São Carlos (2012), Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia: Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017) e Mestrado em Climatério: Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2019). Apresentadora do podcast Prazer em conhecer-se.
 
Dra Larissa Cassiano
@dralarissacassiano | +55 (11) 5052-1000
Especialista em gestações de alto risco. Médica pela Universidade Mogi das Cruzes, com residência no Hospital e Maternidade de Vila Nova Cachoeirinha e especialização em gestação de alto risco pela USP.  
 
Dra Ligia Santos 
@draligiasantos | +55 (11) 95422-3132
Formada em medicina em 2005, fez residência médica na área da Ginecologia. Fez cursos de especialização em PTGI (Colposcopia/ Vulvoscopia/HPV) no IBCC, Histeroscopia no SECONCI e Sexualidade na FMUSP. Colunista no Papo de Mãe. 
 
Dra Mari Prado
@dramariprado | +55 (11) 95422-3132
Médica ginecologista e obstetra pelo Hospital Fernando Mauro Pires da Rocha, em São Paulo, com atuação prioritária pelo SUS. Participa de projetos como o Instituto Afro Amparo e Saúde, Coletivo Ayabas e o Coletivo NegreX.
 
Dra Olivia Olea
@oliviaolea | +55 (11) 99506-0286 
Formada em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 2012, fez residência médica em ginecologia e obstetrícia na mesma instituição (2013-2015). Atua nas áreas de ginecologia endócrina, patologia do trato genital inferior, pré-natal de alto e baixo risco, parto normal, natural e cesariana. É defensora da assistência mais humana ao parto.
 
Parteiras Casa Moara
Coletivo das obstetrizes Natália Rea, Priscila Raspantini e Márcia Koiffman, que acompanham mulheres no pré-natal, parto e pós.
 
Dra Rebeca Gerhardt
@dra.rebecagerhardt | +55 (11) 5052-1000
Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina, realizou residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição e especialização em Ginecologia Endócrina pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente, mestranda da Universidade Federal de São Paulo, no Departamento de Ginecologia. Apresenta o Podcast Mulheridades. 
 
Dra Tathiana Parmigiano
@ginecologiadoesporte | +55 (11) 98583-7587;
Ginecologista do Time Brasil - COB, Médica com Graduação e Residência em Ginecologia e Obstetrícia Escola Paulista de Medicina - UNIFESP e Mestre em Ginecologia do Esporte pela UNIFESF.

Rio de Janeiro

Dra Beatriz Tupinambá
@drabeatriztupinamba | +55 (21) 99655-2001
Especialista em medicina da reprodução. Graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá, RJ; Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Federal Servidores do Estado do Rio de Janeiro e Pós-Graduação em Reprodução Humana Assistida pela Faculdade de Medicina de Jundiaí em associação ao Instituto Sapientiae – Centro de Fertilização Humana Assistida Fertility – SP.

Fisioterapeutas pélvicas

 
Ana Gehring
Fisioterapeuta pélvica especializada em reabilitação de disfunções sexuais femininas, conhecida pelo canal Vagina sem Neura, com mais de 700k inscritos. 
 
Dra Andrea Dell’Aquila
@draandreadellaquila | +55 (11) 95422-3132
Fisioterapeuta especialista em Terapia Sexual na Saúde e Educação e
Profissional filiada à ABRASEX – Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde, Educação e Terapia Sexual. Atua como Terapeuta em Sexualidade e como Fisioterapeuta Dermatofuncional. Mestre em Psicologia Social.
 
Dra Alessandra Artuso
@academiadavagina | +55 (19) 99655-5677
Fisioterapeuta especializada na saúde da mulher, sexóloga e fisioterapia pélvica | Especialista em sexualidade, gestação e pós parto
 
Dra Claudia Milan
@sosperineo | +55 (11) 95422-3132
Fisioterapeuta, Pós-Graduada em Saúde da Mulher pela PUC-Campinas, Doula e criadora do projeto SOS Períneo.
 
Dra Edi Cardoso
@edicardosofisiodoula | +55 (11) 95422-3132
Atriz, Doula e fisioterapeuta com especialização no Atendimento fisioterapêutico em Saúde da Mulher, fisioterapia pélvica e fisioterapia uroginecológica
Dra Gabriele Bernardo
 +55 (11) 9853-9304
Graduação em Fisioterapia pela Universidade do Sagrado Coração - USC (2015). Mestre em Fisioterapia na Saúde Funcional pela Universidade do Sagrado Coração - USC (2018). Especializanda em Fisioterapia na Dermatofuncional e Saúde da Mulher. 
 
 
Dra Laura Della Negra
@assoalhopelvico | +55 (11) 98288-4177
Fisioterapia pela Universidade de Santo Amaro (2005), Especialização em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (2006), Pós-graduada em Ciências Coletivas da Universidade Federal de São Paulo. É Membership do Rolf Institute of Structural Integration.
Dra Larry Martins
@assoalhopelvico | +55 (11) 98288-4177
Fisioterapeuta pélvica com especialização pela USP e professora de pilates desde 2016, com o projeto Papo PPK
 
Dra Luara Alves
@prazerluara | +55 (48) 99126-8516
Fisioterapeuta graduada pela UDESC, pós-graduanda em Fisioterapia Pélvica pela Faculdade Inspirar. Criadora de conteúdo. 
 
Dra Mônica Lopes
@monicalopesmuitoprazer | +55 (21) 98805-1154
Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Pestalozzi Niterói (2001), Especialização em Saúde da Mulher (2013). Atualmente atua em sua clínica privada e é docente nos Cursos de Pós-Graduação em Fisioterapia Pélvica da Interfisio e Universidade Castelo Branco. Membro da International Society for Sexual Medicine (ISSM), da Sociedade Brasileira de Estudos da Sexualidade Humana (SBRASH) e da Associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica (ABFP). 

Dra Rafaela Arrais
@fisioterapiaparamulher | +55 (31) 9833-6182
Especialista em Fisioterapia na Saúde da Mulher pela UNICAMP/Campinas, SP. (COFFITO)
Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher (ABRAFISM) e mestranda UFMG.
 
Dra Renata Olah
@fisiolah | +55 (11) 99132-9621
Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 2006, Especialização em Fisioterapia aplicada à Saúde da Mulher pela Unicamp, em 2007. Capacitação como Doula pela Associação Nacional das Doulas, em 2008 e Especialização em Fisioterapia Obstétrica pela USP 
 
Dra Suzanne Ginzberg
@suzy_fisiopelvica | +55 (11) 95422-3132
Formada em fisioterapia em 2001 pela UNICID, com especialização em reabilitação das disfunções do assoalho pélvico na UNIFESP em 2004. Em 2018 fez a formação de doula. 

Terapeutas & Educadoras

Carolina Amanda Harabgele
Criadora do projeto Yoni das Pretas, terapeuta sexual, pós graduanda em ginecologia natural e TEDx Speaker
Charlise Andrade
Terapeuta Orgástica da @prazerela, Educadora Sexual, Terapeuta Corporal que ajuda no autoconhecimento e transformação.
Clariane Leal
Clariana Leal é educadora sexual, escritora, jornalista e colunista da revista Elle. Sua missão é naturalizar o diálogo sobre tudo aquilo que ainda é tabu e envolve nosso próprio corpo.
Deva Kiran
@prazermulherpreta | +55 (11) 94391-9701
Deva Kiran é Terapeuta tântrica, fundadora do Prazer Mulher Preta e artista multidisciplinar. Ela fez parte de toda jornada de criação da Lilit e traduz a nossa essência: uma mulher livre, atenta aos sinais do sentir, que desfruta sua intimidade como deseja.
Gabriella Vinhas
Educadora somática e sexual para mulheres & Criadora do @pelvelab
Lua Barros
Educadora parental e especialista emocional Luanda Barros, com uma página com mais de 100k seguidores com relatos sobre a criação dos filhos.
 
Lua Menezes
Escritora, terapeuta sexual, instrutora de Tantra e Yoga, curandeira, atriz, dançarina e pós graduada em psicologia positiva.
Malu Paes Leme
@malupaesleme | +55 (12) 97410-7575
Analista Corporal, Sexóloga e Mentora de mulheres que desejam ativar a sua potência orgástica no corpo e na vida.
 
Maria Julieta Jacob
@mariajulietajacob | +55 (11) 94391-9701
Julieta Jacob é jornalista, educadora sexual e mestra em Direitos Humanos pela UFPE, com pesquisa na área de práticas pedagógicas de gênero e sexualidade.
 
Thiane Nascimento
@pelvika | +55 (11) 97953 3828
Thiane Nascimento é artista do corpo com interesse nas interfaces da dança, da performance e da educação, ingressou em 2022 no mestrado em dança pela UFBA e desde 2017 é idealizadora e educadora pélvica no Projeto Artístico Pedagógico – PELVIKA.
.   

Doulas & Terapias para gestação

Claudia Heringer
Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) , pós-graduação em Lazer (2005) e mestrado em lazer (2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência em Treinamento Físico na gestação e puerpério. 
 
Viviane Boncampos
@viviane.boncampos | +55 (11) 95422-3132
Educadora física e psicomotricista, é Doula e especialista em amamentação. Acompanhamento do Desenvolvimento sensório motor para bebês.
 

Psicólogas 

 
Lorena Muniz
Psicóloga, ensina educação sexual para Mulheres que querem gozar livremente e serem donas do seu prazer.

Saúde Reprodutiva

A Fertilid convida mulheres, e todas as pessoas com ovários, a assumirem o controle da sua própria fertilidade através do monitoramento proativo e preventivo de seus hormônios. Desenvolvemos o primeiro autoexame do Brasil focado na saúde dos ovários que permite que você tenha acesso a informações essenciais para conhecer mais profundamente o seu corpo.  Junto com o autoexame, você conseguirá dar mais atenção aos cuidados com sua saúde reprodutiva e usar essas informações para planejar uma gravidez futura, livre de pressões ou urgências. 

Queremos estar com você em toda sua jornada de intimidade com sua saúde. Por isso, para além do autoexame, contamos com teleconsultas oferecidas por uma uma equipe de médicas e especialistas para te acompanhar no entendimento do resultado e relatório, esclarecer dúvidas, aconselhar caminhos possíveis e te apoiar nas suas escolhas, sejam elas quais forem.

Essa teleconsulta pode ser adquirida junto ao kit Jornada, no site fertilid.com

 

Dra Beatriz Mantuan

@fertilid | fertilid.com

Médica ginecologista e obstetra pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), especialista em Reprodução Humana


Dra Beatriz Toledo

@fertilid | fertilid.com

Médica ginecologista e obstetra pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP,  especialista em Ginecologia Endócrina e Reprodução Humana  


Luciana Doria

@fertilid | fertilid.com

Psicóloga com especialização em Gestalt Terapia e no atendimento a mulheres, incluindo gestantes e puérperas.

Dra Camila Bolonhezi 

@camiladbolonhezi | (11) 3842-0070

Médica Ginecologista e Obstetra, também com especialização em Oncologia Ginecológica pela Faculdade de Medicina do ABC e médica do corpo clínico dos hospitais São Luiz, Pro Matre, Santa Joana, Santa Maria, Santa Cruz, Sepaco e Nipo-Brasileiro. 


Dra Ludmila Bercaire

@draludmilabercaire | (11) 94552-8373

Médica Ginecologista e Obstetra, Mestre em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Universidade Estadual Paulista - Especialista em Reprodução Humana e também em Reprodução Assistida


Dra Marcela Domiciano

@dramarceladomiciano | (11) 98579-6556

Médica ginecologista e obstetra, atuando na saúde da mulher no geral. Cuida de todas as fases da vida da mulher, em especial mulheres que têm ou que já tiveram doenças na vagina, útero e mulheres com disfunções sexuais.

Dra Marina Magalhães 

@dramarinamagalhaes | (11) 3842-0070

Médica ginecologista e obstetra pela Faculdade de Medicina do ABC, especialista em Patologias do Trato Genital Inferior e Colposcopia, na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), com pós-graduação em Envelhecimento Saudável.

Dra Nat Tannous 

@dra.nat_tannous | (11) 99545-6942

Médica ginecologista e obstetra pela Faculdade de Medicina do ABC, especialista em reprodução humana. Pós-graduada em sexualidade humana pela USP. 

Dra Rafaela Batisti 

@dra.rafaelabatisti | (21) 99771-5237

Médica Ginecologista e Obstetra, especialista em Reprodução Humana e Endocrinoginecologia pela USP-RP. Atua no Rio de Janeiro - RJ. Trata medicina reprodutiva de forma leve e descontraída com poesia e arte. 

Dra  Vanessa Heinrich
@dravanessaheinrich | (11) 97053-0912

Médica ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana pela Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Médica na Clínica VidaBemVinda, head do ARTE ACADEMY e professora do curso de pós-graduação no CETRUS-SP no curso de Ginecologia Endócrina.

 

Quer indicar um profissional para o guia?

Deixe o seu comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação.

O QUE ELAS DIZEM SOBRE O BULLET LILIT?

Entrega super rápida, embalagem cuidadosamente produzida, um cheirinho delicioso e um produto surpreende, já tive outros vibradores, mas nenhum com esse cuidado no acabamento, uma textura delicada, simplesmente PERFEITO! Já sou fã de carteirinha, até comprei um para minha melhor amiga.

Avaliação Anônima