A história do mito Lilith

A primeira mulher do mundo não nasceu de nenhuma costela de um homem. Como Adão, ela nasceu inteira. Deus criou Lilith da mesma forma que o primeiro homem do mundo: do barro. 

E por ela ter autonomia plena do seu corpo e suas ideias, não aceitou ficar por baixo durante relação sexual. E quando teve uma negativa, ela fez o que qualquer mulher livre e autônoma faria: saiu daquele relacionamento e do lugar que moravam. 

A ORIGEM DO MITO DE LILITH

O mito de Lilith acompanha a história das sociedades patriarcais. A história que conhecemos surgiu no Alfabeto de Ben Sirá, um dos textos rabínicos do livro sagrado judaico Talmud - e virou uma piada entre os antigos rabinos e católicos. Era engraçado uma mulher não querer ficar por baixo de um homem no sexo. Que tipo de mulher faria isso? 

bullet-lilit-lilith
Rainha da Noite, obra em Terracota, Antiga Babilônia

A verdade é que Lilith surgiu com os primórdios da escrita humana. Na Épica de Gilgamesh, poema da mesopotâmia escrito pelos antigos sumérios que conta a origem da vida, ela era vista como um demônio da floresta. Metade coruja, metade mulher, ela se abrigava na árvore sagrada Huluppu - junto com sua serpente e ave de estimação. Quando a deusa Inanna quis morar na árvore, Gilgamesh destrói as raízes da árvore e faz uma cama para Inanna, expulsando Lilith de seu lar. 

E como sua fuga no Épico de Gilgamesh, seu nome foi constantemente apagado e desumanizado. Em certas versões da Bíblia, com a do King James, o capítulo 2 de Gênesis é completamente diferente. Adão olha para Eva e fala: "Essa, sim, é osso dos meus ossos”. 

Segundo a tradição da Kabbalah, conta-se que Lilit mora nos oceanos mais profundos, vigiada e censurada por guardiões supremos que não a permitem voltar à Terra. 

A MÃE DE TODAS AS BRUXAS

Uma mulher autônoma e livre, no seu potencial erótico e feminino, considerada pária da sociedade e um demônio terrível. O mito de Lilith cunhou o arquétipo da bruxa. Não é à toa que no Manual das Inquisições Católicas, Lilith é classificada com um terrível demônio sexual, que rouba maridos e mata crianças.

Mas mesmo com todo o ataque, o ódio e o patriarcado, Lilith resistiu. Marta Robles, autora de Mulheres, Mitos e Deusas, argumenta:

“Sempre renovada e infatigável, Lilith se aloja em cada mulher que imagina ser possível a verdadeira equidade, em cada mulher que perturba os sonhos e devaneios dos homens, naquela que menciona o inefável nome de Deus não para acatar seus desígnios, mas para salientar o alento transformador de sua própria criatividade.”

Lilith virou um movimento de resistência. Dos anos 70 para cá, com o neopaganismo e as revoluções feministas desde a criação do anticoncepcional, Lilith virou uma heroína. Mas a cultura popular insiste em repercutir sua visão maléfica. Na série True Blood, ela é uma vampira, mãe de um exército do mal. Em outras, como nos quadrinhos Sabrina, é uma bruxa que tenta se desvencilhar de Lúcifer e comandar o Inferno.  

SOMOS TODAS LILIT

Ainda existe um longo caminho pela frente para aceitarmos a Lilith que existe dentro de cada uma de nós. Nossa liberdade, nosso potencial erótico. A Lilit, criada em 2019 por Marília Ponte, nasceu para nos conectarmos com nossa essência. Livre, autônoma, completa. 

Junte-se a nossa revolução do prazer.

Deixe o seu comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação.

O QUE ELAS DIZEM SOBRE O BULLET LILIT?

Entrega super rápida, embalagem cuidadosamente produzida, um cheirinho delicioso e um produto surpreende, já tive outros vibradores, mas nenhum com esse cuidado no acabamento, uma textura delicada, simplesmente PERFEITO! Já sou fã de carteirinha, até comprei um para minha melhor amiga.

Avaliação Anônima