A importância do consentimento

Consentimento significa concordar ativamente em ter uma relação sexual com alguém. Consentimento é sobre deixar alguém saber que o sexo é desejado. A atividade sexual sem consentimento é considerada estupro ou agressão sexual. 

O que é consentimento?

O consentimento sexual é concordar em participar em uma atividade sexual. Antes de ser sexual com alguém, você tem que saber se eles querem sexuais com você também. É muito importante ser honesto com seu parceiro sobre o que você quer e não quer. 

Consentimento é perguntar sobre o que é consentimento e sobre impor seus limites pessoais e respeitar os limites do seu parceiro - e checar se tem algo se não está claro. As duas pessoas tem que concordar com o sexo - toda vez - para ser consensual. 

Sem o consentimento, a atividade sexual (incluindo sexo oral, toques genitais, penetração anal e vaginal) é assédio sexual ou estupro. 

O consentimento é:

  • Gratuito - sem pressão, manipulação ou sob a influência de drogas e álcool;

  • Reversível - qualquer um pode trocar de ideia ou parar ou não fazer nada. Mesmo se você já tenha feito isso antes, mesmo que estejam pelados na cama;

  • Informado - você só pode consentir se souber tudo o que vai acontecer. Por exemplo, se alguém falar que vai usar camisinha e não usa, não existe consentimento;

  • Entusiasmado - quando falamos de sexo, você só deve fazer coisas que você QUER fazer, e não coisas que você acham que são esperadas de você;

  • Específico - dizer “sim” para algo não significa que você concordou com tudo.

Você tem a palavra final sobre o que acontece com o seu corpo. Não importa se você transou antes ou se você falou que sim antes e mudou de ideia. Você tem permissão para dizer “pare” em qualquer hora - e seu parceiro deve respeitar isso. 

O consentimento nunca deve ser influenciado e se misturar com coisas como seu comportamento passado, o que você veste e para onde você vai. O consentimento sexual deve ser claramente comunicado - não deve ter dúvidas ou mistério. Silêncio não é consentimento. E isso não é só importante na primeira vez que você está com alguém. Casais que transaram antes e as pessoas que você está junto faz muito tempo também precisam de consentimento antes do sexo - toda vez. 

Existem leis sobre quem pode consentir e quem não pode. As pessoas bêbadas e "altas" e não podem consentir com o sexo. Existem também leis que protegem menores de idade (menor de 18 anos) de serem pressionados a fazer sexo com alguém muito mais velho. 

A idade de consentimento sexual fala sobre a idade que uma pessoa precisa ter para ser considerada capaz de consentir o sexo. Adultos que tem sexo com alguém mais novo que idade de consentimento podem ser presos e fichados como agressores sexuais. A idade de consentimento no Brasil é de 14 anos, segundo o novo artigo 217-A do código penal brasileiro. 

O que é agressão sexual e o que é estupro?

Estupro, agressão sexual, e abuso sexual podem ter diferentes definições legais. No geral, estupro, agressão sexual e abuso sexual são formas de violências nas quais existe um contato sexual sem consentimento - incluindo penetração vaginal e anal, sexo oral e toques na genitália. 

Muitas vezes, pessoas usam o termo “agressão sexual” para se referir a qualquer tipo de contato sexual não consensual, e usam o termo “estupro” para se referir o contato sexual com penetração sem consentimento. 

Qualquer pessoa pode ser uma vítima - não importa o gênero, orientação sexual ou idade. Mas certos grupos de pessoas estão mais vulneráveis que outros. Mulheres (especialmente mulheres negras, pardas e indígenas), pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiência têm mais chances de serem agredidas sexualmente durante suas vidas.  

A violência sexual não acontece de uma única forma. Não precisa ter necessariamente uma arma envolvida e a vítima não necessariamente precisa lutar, gritar, dizer “não” repetidamente para ser considerado um estupro ou agressão sexual.

A maioria das agressões sexuais não acontece com estranhos em becos escuros. Na maioria das vezes, é com alguém que a vítima já conhece ou até com um parceiro de longa data. Se você ou alguém que você conhece já passou por isso, saiba que você não está sozinha, e você pode pedir ajuda. 

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é canal para o enfrentamento à violência contra a mulher em âmbito nacional e internacional. A denúncia funciona 24h e é gratuita e confidencial. 

 

Escrito por Equipe Planned Parenthood. Tradução livre de artigo publicado originalmente no Planned Parenthood. Leia o artigo original.

...

Somos Lilit. Uma das primeiras marcas brasileiras a desenvolver seus próprios vibradores como devem ser: criados por quem usa.

Conheça o Bullet Lilit, seu (novo) primeiro vibrador.

Deixe o seu comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação.

O QUE ELAS DIZEM SOBRE O BULLET LILIT?

Entrega super rápida, embalagem cuidadosamente produzida, um cheirinho delicioso e um produto surpreende, já tive outros vibradores, mas nenhum com esse cuidado no acabamento, uma textura delicada, simplesmente PERFEITO! Já sou fã de carteirinha, até comprei um para minha melhor amiga.

Avaliação Anônima