Como melhorar o sexo

Janine e Ed me procuraram porque não faziam sexo há quatro meses. Eles se descrevem como "melhores amigos". Eles enviam mensagens de texto um ao outro frequentemente ao longo do dia, compartilhando atualizações sobre crianças e tarefas domésticas. Quando ele tem um prazo de trabalho, ela traz um sanduíche para o escritório, e quando ela tem cólicas menstruais, ele faz conchinha com ela. Mas eles são amigos, não amantes - eles têm muita intimidade e muito pouca sensualidade ou emoção. Janine raramente usa nada além de calças de ioga, e é mais fácil o Ed beijar o bebê do que sua esposa. Não só suas vidas sexuais estão completamente paradas, mas eles nem mesmo flertam um com o outro. Janine e Ed precisam trabalhar em seu Triângulo da Paixão.

O triângulo da paixão é o modelo que eu uso para ensinar aos casais como criar uma paixão romântica e sexual para toda a vida. É claro que você quer que seu relacionamento seja construído sobre uma base forte e confiável. Meu amigo Ian, que é engenheiro, me disse que o triângulo equilátero é uma estrutura altamente estável sobre a qual podem ser construídos edifícios enormes e bonitos. Ele tem três lados iguais, apoiando-se igualmente. Se eu estou procurando construir um relacionamento apaixonado, cheio de alegria, intensidade, lealdade e desejo, um relacionamento que se torna mais profundo e sexy com o passar do tempo, então eu preciso construir tudo isso sobre uma base muito forte.

Os três componentes do triângulo da paixão são:

  • Emoção: Aquele senso de excitação, interesse e atração por seu parceiro que você experimentou quando se apaixonou, mas que muitas vezes desaparece.
  • Intimidade: Um profundo senso de cumplicidade que se desenvolve com o tempo através de vulnerabilidades compartilhadas e do aprofundamento da conexão emocional.
  • Sensualidade: Uma conexão romântica, erótica e sexual entre duas pessoas.

Se você é como Janine e Ed, você é forte em algumas áreas do triângulo e fraco em outras. Mas se você quer uma paixão e conexão sustentáveis, você precisa que todos os três lados estejam fortalecidos. Agora, vamos começar a examinar cada lado do triângulo da paixão. 

Emoção

Imagine que você está sentado em uma mesa do seu restaurante favorito, esperando por seu parceiro. Você acabou de voltar de uma semana fora em negócios e sentiu muito a falta dele.  Você fica olhando a calçada pela janela, procurando por ele e quando o avista, sente uma pontada de felicidade. É inquietante de uma maneira deliciosa. É disso que estou falando em termos de emoção.

Se você raramente ou nunca sentiu mais essa emoção, não se preocupe. É um mito dizer que a emoção pode não durar para sempre. Isso simplesmente não é verdade. Como um amante desperto, você aprenderá que, mesmo que a emoção desapareça para muitos casais, não precisa ser assim com vocês. Não é fácil, mas você pode descobrir a emoção que costumava sentir - só que de uma forma diferente, mais madura. 

A emoção está sempre presente, brilhando sob as rotinas e a familiaridade do casamento. Você aprenderá a ficar atento e ver seu parceiro - e o mundo - com novos olhos. Então, o que é velho se torna novo, e cada dia é um novo momento para vocês se apaixonarem novamente. 

Intimidade

Quando eu uso a palavra "intimidade", estou falando de uma profunda conexão emocional e de amizade. A verdadeira intimidade é um sentimento de ser profundamente conhecido pelo outro. É sobre compartilhar seus segredos, revelar seu melhor, e também revelar as partes de si mesmo das quais você não se orgulha. Em um relacionamento profundamente íntimo, você aprende a confiar que seu parceiro o amará e o aceitará, não importa o que aconteça. Você não precisa esconder o fato de que você tem vulnerabilidades e medos, e que não é perfeito. Na profundidade da intimidade, você pode ser visto por tudo o que você é. Você não tem que desempenhar um papel ou fingir.

A intimidade real se desenvolve com o tempo e através de muitas experiências de vida compartilhadas. Não estou falando da falsa sensação inicial de intimidade que você pode sentir com um estranho. Por exemplo, minha amiga Anna teve um primeiro encontro fantástico com um homem. Eles compartilharam tapas e vinhos e conversaram e riram a noite toda. Ela disse: "Sinto como se o tivesse conhecido por toda a minha vida". Só que ela não o conheceu. Ela só o conhecia fazia quatro horas. Esse sentimento precoce de conexão, embora seja maravilhoso, não é a intimidade real.

Seu coração carregado de amor projeta fantasias sobre a pessoa que está à sua frente. Isto cria uma grande sensação de proximidade. O problema é que a projeção obscurece a realidade. O que você está sentindo não é intimidade real, e não dura. Depois que a luxúria e a química morrem, o trabalho da intimidade real começa.

Como um amante desperto, você percebe que seu parceiro não é responsável por sua felicidade. Você se esforça para aprofundar e refrescar a conexão íntima entre você e ele, prestando atenção ao seu amor como se ainda estivesse apaixonado. Você aprende a ver seu parceiro imperfeito e sua relação imperfeita com a clareza - e os ama mais do que nunca.

Sensualidade

Sensualidade. Que palavra deliciosa. Para o propósito do triângulo da paixão, quando digo "sensualidade", quero dizer todo o espectro da energia sensual e sexual que você sente dentro de você e troca com o seu parceiro. Existem inúmeras trocas sensuais possíveis. Entretanto, se você é como muitas pessoas em um relacionamento, seu espectro sexual se reduz a apenas algumas dessas trocas. Talvez no início, vocês fizeram amor por toda a casa. E então sua emoção esfriou. A vida ficou ocupada, e o casamento assumiu o controle. Você sabe, a rotina: os dois empregos, dois filhos, duas pessoas ocupadas, a intimidade dos dois negligenciada. Sua vida sexual tornou-se previsível, infrequente ou inexistente. Mas você pode mudar isso. Estes ensinamentos do triângulo da paixão vão te ajudar a expandir seu repertório sensual.

Como um amante desperto, você se conecta com seus cinco sentidos físicos e o sexto sentido, que é sua mente, de novas maneiras poderosamente eróticas a serviço da sensualidade. Você pode explorar essas maneiras de conectar-se com prazer e alegria sensual, seja dando as mãos enquanto vocês passeiam com seu cachorro ou compartilhando um orgasmo no quarto. Você aprende que o desejo começa tanto na mente quanto no corpo. Aprende a sentir e desejar o cheiro do pescoço do seu parceiro e da pele dele. Manter contato visual traz intensidade erótica, e você adora o som de seus suspiros quando ele massageia seus pés. Os dois aprendem o amor sensual, lento e transcendental e o amor urgente, o amor de alívio. Existem maneiras quase ilimitadas de conectar dois corações, mentes e corpos no reino sensual. Isso é sensualidade. Esta sensualidade pode estar presente no orgasmo e é igualmente importante quando se está de mãos dadas - e a cada momento que os dois passam juntos ou separados.

Equilibre seu triângulo 

Para ter uma relação sexual e romântica incrível a longo prazo, todos os três lados do triângulo da paixão são importantes e devem ser revistos. Quando eles estão desequilibrados, seu relacionamento pode sofrer. 

Agora, de volta a Janine e Ed. Eu falo para eles que está na hora de agir e cultivar mais emoção e sensualidade. Oriento os dois a enviar uma mensagem sexy ou romântica por dia. Janine conta para Ed que sente falta do rapaz que costumava levá-la para encontros surpresa - o amante masculino e romântico embaixo do doce e gentil pai que ele se tornou. Ele diz que sente saudades de vê-la com roupas sexy. Juntos, eles inventam um plano para Ed planejar novos encontros a dois novamente e ela, por sua vez, se vestir com novas lingeries. Eles se comprometem a fazer, uma vez por mês, um encontro erótico. Com o tempo, compromisso e esforço, este casal começa a fortalecer a sensualidade e a emoção em seu casamento e a descobrir a paixão escondida na passividade da rotina. 

 

Artigo escrito por Cheryl Fraser. Tradução livre de artigo publicado originalmente no Gottman Institute. Leia o artigo original.

...

Somos Lilit. Uma das primeiras marcas brasileiras a desenvolver seus próprios vibradores como devem ser: criados por quem usa.

Conheça o Bullet Lilit, seu (novo) primeiro vibrador.

Deixe o seu comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação.

O QUE ELAS DIZEM SOBRE O BULLET LILIT?

Entrega super rápida, embalagem cuidadosamente produzida, um cheirinho delicioso e um produto surpreende, já tive outros vibradores, mas nenhum com esse cuidado no acabamento, uma textura delicada, simplesmente PERFEITO! Já sou fã de carteirinha, até comprei um para minha melhor amiga.

Avaliação Anônima