Como saber se tive um orgasmo

Como saber se gozei? Você pode ter escutado um orgasmo sendo descrito como “la petit mort” - a palavra francesa para “pequena morte”. Pode ser sexy para os franceses, mas não é exatamente sensual no contexto brasileiro. Algumas pessoas descrevem orgasmos como fogos de artifícios ou uma onda crescente - um termo mais bonito, claro, mas mais abstrato.

Com todos esses eufemismos, é totalmente possível parar e pensar: “Espera: o que eu tive agora foi um orgasmo? Como saber se tive um orgasmo?” E se você nunca teve um orgasmo antes - o que é o caso de 10-15% das mulheres hetero cisgênero - questionar o que aconteceu é super compreensível. 

Como chegar no orgasmo feminino

Os orgasmos são diferentes e têm sensações diferentes para as mais diversas pessoas. Sexologistas afirmam que pessoas com vulvas tem 14 tipos diferentes de orgasmo - e todos têm origem clitoriana. É isso mesmo: uma pessoa pode ter “os mais diferentes tipos de orgasmo” em diferentes situações, conta a terapeuta sexual Vanessa Marin

Como saber se você teve um orgasmo

O que é gozar? Embora tenhamos diferentes experiências com orgasmos, existem sempre algumas coisas em comum entre todos nós. Você pode notar que tem algumas coisas da lista abaixo ou você pode sentir tudo que falamos aqui: é uma experiência muito individual. Basicamente, se seu corpo tiver uma reação durante o sexo e você se sentir melhor do que sentia antes, você provavelmente teve um orgasmo - conta Marin. 

Você sente uma tensão, depois uma descarga

A razão para algumas pessoas dizerem que alguns orgasmos parecem com um espirro é que as duas experiências começam com uma tensão crescente seguida por uma rápida descarga. Os dois são reflexos - só que o orgasmo é bem melhor que espirrar.

Você se sente contente e relaxada

Quando você tem um orgasmo, seu cérebro é imerso em hormônios de prazer como a ocitocina e a dopamina. Esses hormônios promovem sentimentos de euforia, afeto, empatia e proximidade. Basicamente, você se sente ótima. 

Você se sente sonolenta

Da mesma maneira que os orgasmos podem te relaxar, eles podem te fazer ficar sonolenta. Um estudo de 2017 mostrou que pessoas que tiveram um orgasmo antes de ir para a cama contaram que tiveram uma noite mais tranquila. Mais estudos são necessários para a relação entre os dois, mas os autores do estudo contam que temos que agradecer a ocitocina a essa ação. 

Seus músculos têm espasmos

Muitas pessoas têm alguma contração involuntária dos músculos durante ou depois de ter um orgasmo. Isso pode acontecer nas paredes vaginais, bunda, coxas, pernas e músculos da barriga. 

Sua respiração e frequência cardíaca mudam

Durante e depois de um orgasmo, você pode notar que você está respirando mais profundamente e a sua frequência cardíaca diminui. Um estudo de 2008 descobriu que, em média, a frequência cardíaca das pessoas era mais alta no começo de um orgasmo, e elas voltavam ao normal depois de 10-20 minutos. 

Sua pele fica corada

Muitas pessoas podem sentir que a pele do seu rosto, pescoço e peito fica vermelha e pode ficar quente. Isso é chamado de “rubor sexual” ou “rubor orgásmico" - o famoso blush “Orgasm” da Nars foi criado para imitar esse efeito. 

Depois, seu corpo fica sensível 

Depois de um orgasmo, muitas pessoas contam que sentem suas genitais sensíveis - tão sensíveis que podem doer ou dar agonia ao encostar durante alguns minutos. Se você quiser continuar a transar, concentre-se em outras áreas do seu corpo - ou de seu parceiro - antes de voltar a estimular sua vulva.

 

Escrito por Erika W. SmithTradução livre de artigo publicado originalmente no Refinery29. Leia o artigo original.

...

Somos Lilit. Uma das primeiras marcas brasileiras a desenvolver seus próprios vibradores como devem ser: criados por quem usa.

Conheça o Bullet Lilit, seu (novo) primeiro vibrador.

Deixe o seu comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação.

Comprar

O QUE ELAS DIZEM SOBRE O BULLET LILIT?

Entrega super rápida, embalagem cuidadosamente produzida, um cheirinho delicioso e um produto surpreende, já tive outros vibradores, mas nenhum com esse cuidado no acabamento, uma textura delicada, simplesmente PERFEITO! Já sou fã de carteirinha, até comprei um para minha melhor amiga.

Avaliação Anônima