Intimidade: por que devemos apostar em produtos naturais e seguros

“Cuidar de mim mesma não é autoindulgência,
é uma autopreservação e isso é um ato de guerra política”

Audre Lorde, escritora, mulher negra e lésbica


Durante todo o atravessar da história, coube às mulheres as tarefas de cuidado. Fomos, durante muito tempo, as administradoras exclusivas do cotidiano. Por isso, quando Audre Lorde levantou a bandeira do autocuidado feminino, estava fincando a ideia importantíssima de que, para nós, olharmos com amor para quem somos e o que precisamos é uma prática revolucionária. Com a discussão já mais aquecida, recentemente, o termo sexual care (ou bem-estar sexual) começou a ganhar destaque. 

O conceito entende a vida sexual também como uma forma de autocuidado. Para além do orgasmo, é nossa saúde sexual que está no centro da conversa. A pandemia redimensionou a discussão: só em 2020, o mercado de vibradores cresceu em 86% mundialmente. Mas com toda expansão, entram, também, questões que precisam ser olhadas atentamente e uma delas é a segurança dos produtos que estamos consumindo. 

Você sabe do que é feito o que você usa? 

Antigamente, a regra na fabricação de produtos sexuais, principalmente os de uso interno, como lubrificantes, era a de produção com ingredientes sintéticos. Sulfatos, parabenos e petrolatos eram nomes certos nas formulações. Mas a região da vulva é muito delicada e suscetível a alergias. Marcas brasileiras como a Feel estão na missão de desenvolver formulações naturais, veganas, e que respeitem as necessidades da região íntima feminina. 

O Lubrificante Hidratante Íntimo Moist & Feel, por exemplo, é a base de água, tem textura natural, não contém glicerina, parabenos, silicone, petrolatos, ftalatos e sulfatos e sua fragrância leve e sem alergênicos é formulada especialmente para uso em mucosa vaginal.

“Felizmente, o tipo mais comum de lubrificante pessoal no mercado, hoje, é um lubrificante à base de água. Mas também existem outros: o lubrificante à base de silicone pode durar mais, mas também degrada os brinquedos e mancha seus lençóis e roupas, enquanto o lubrificante à base de óleo não é compatível com preservativos e está associado a um aumentado de infecções como vaginose bacteriana. De qualquer forma, precisamos ficar atentas porque a maioria dos lubrificantes possuem em suas formulações ingredientes que não são saudáveis para nosso corpo. Além disso, o lubrificante errado pode atrapalhar o delicado pH da vagina (equilíbrio ácido-base) e osmolaridade (balanço salino), provocando infecções. Isso significa que o melhor gel lubrificante é o à base de água, com pH balanceado, sem parabenos, sem petroquímico e sem glicerina”, explica Marina Ratton, idealizadora e CEO da Feel.

O mesmo processo foi levado em consideração para criar o Óleo Feminino multifuncional da marca. Desenvolvido para ser usado como um ritual diário de autocuidado, ele reduz pelos encravados, irritações pós-depilação, foliculite e melhora assaduras da virilha. O Relief & Feel é leve, tem uma textura agradável e pode ser usado na região externa da vulva para hidratação e alívio de coceiras e desconfortos causados por fungos e bactérias, além de também acalmar naturalmente desconfortos associados ao puerpério, climatério e menopausa.

Mas e os vibradores? São seguros? 

No Brasil, os vibradores ainda não são produtos regulamentados. Para garantir que o Bullet Lilit seguisse todos os padrões de segurança e qualidades internacionais, fomos certificados por um órgão independente da União Europeia.

“Isso significa que a formulação, os processos de fabricação e as reivindicações do Bullet foram testadas e aprovadas de acordo com os requisitos de certificação RoHS (em tradução livre, Restrição de Substâncias Perigosas) e CE Marking. Além disso, cada novo lote de componentes é testado e uma vez finalizada a produção e estocagem, os produtos são novamente testados”, diz Marília Ponte, fundadora da Lilit. 

Tão falado quanto o bem-estar físico e mental, o sexual care chega para proporcionar às mulheres liberdade, prazer e empoderamento. E nada disso existe, claro, sem saúde e segurança. Portanto, leia fórmulas, procure saber a procedência de seus vibradores e, sempre que tiver questionamentos, entre em contato com marcas e produtores. Bem-estar sexual é mais sobre bem-estar do que sobre sexo.

Conhece nosso kit FEEL IT? Compre agora os três produtos citados no artigo com 25% de desconto

Ainda tem dúvidas sobre a segurança do Bullet Lilit? Envie um e-mail para oi@somoslilit.com.

Deixe o seu comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação.

O QUE ELAS DIZEM SOBRE O BULLET LILIT?

Entrega super rápida, embalagem cuidadosamente produzida, um cheirinho delicioso e um produto surpreende, já tive outros vibradores, mas nenhum com esse cuidado no acabamento, uma textura delicada, simplesmente PERFEITO! Já sou fã de carteirinha, até comprei um para minha melhor amiga.

Avaliação Anônima