Porque o natal e ano novo são uma das épocas mais populares para fazer filhos

Nós não sabemos se são os filmes de comédia romântica de natal do começo dos anos 2000 ou se foram os trocentos lançamentos natalinos da Netflix, mas sabemos que ficou no nosso imaginário que o Natal é uma época para amar.

Esqueça o Dia dos Namorados - o final de novembro até o final de dezembro deveria ser conhecido como o período mais romântico do mundo. E nós temos dados científicos para comprovar isso. Segundo uma pesquisa publicada no New York Times em 2006, 16 de setembro é uma das datas com mais aniversários nos Estados Unidos - e no mundo. Em 2012, a revista The Atlantic divulgou um dado mais interessante ainda: o Natal e o Ano Novo são as datas mais famosas para conceber um bebê. 

Desde a descoberta, os números mudaram um pouco, mas as datas com mais aniversário caem entre 9 e 20 de setembro. Então porque essa data que tem uma origem religiosa virou uma estação popular para expandir a família?

Tem uma resposta simples -  pelo menos, se você entende o lado emocional disso tudo. A época de festas é uma época que damos mais valor para família e para ficarmos junto com nossos familiares. Só pense em todas as músicas que dizem que não existem lugares como nossas casas no Natal e as reuniões sociais - que são tão comuns. Essa época nos lembra o valor do elo familiar e pode ser muito bem um gatilho para um casal começar a pensar em expandir sua família. 

Mas acaba que tudo isso tem um fundo de biologia evolucionária. De acordo com a revista Smithsonian, a sazonalidade de nascimentos é comum em todos os seres vivos, não só humanos - como plantas e mamíferos. Fatores como a duração dos dias e temperaturas podem causar uma mudança no aumento dos nascimentos - e é por isso que o verão e o começo do outono são lotados de aniversários. A concepção é mais comum no outono e no inverno.

Entretanto, a publicação nota que existem diversos outros fatores para considerar, incluindo o fato que a taxa de nascimento diminuiu nas últimas décadas. Isso pode se dar ao fato do aumento do acesso ao anticoncepcional, a educação reprodutiva e o fato que nós temos mais tecnologia - os pesquisadores pioneiros em evolução de 1800 ficaram chocados nas ferramentas de pesquisa digitais que temos hoje. 

Mesmo assim, ainda que pensemos que somos seres super evoluídos, existe algo sobre dias mais curtos, temperaturas mais baixas e rituais do Natal e Ano Novo que podem trazer um comportamento mais instintivo e evolucionário. É claro que agora temos as filas do Netflix que podem durar dias e mais dias. Mas o Natal sempre vai ser uma data que gostamos de ficar juntos com quem amamos e celebrarmos. 

A celebração da família durante os feriados de Natal e Ano Novo podem ser o suficiente para ressignificar a vida com outra perspectiva, e até decidir se essa é hora de trazer uma nova vida para o mundo. Talvez o velho Simonal de Natal, as árvores de natal, as músicas da Mariah Carey e o arroz com uva passa tragam mais inspiração do que imaginamos.

Escrito por Rebecca DeczynskiTradução livre de artigo publicado originalmente no The Maudern. Leia o artigo original.

 

Foto Kevin Gent 

 

...

Somos Lilit. Uma das primeiras marcas brasileiras a desenvolver seus próprios vibradores como devem ser: criados por quem usa.

Conheça o Bullet Lilit, seu (novo) primeiro vibrador.

Deixe o seu comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação.

Comprar

O QUE ELAS DIZEM SOBRE O BULLET LILIT?

Entrega super rápida, embalagem cuidadosamente produzida, um cheirinho delicioso e um produto surpreende, já tive outros vibradores, mas nenhum com esse cuidado no acabamento, uma textura delicada, simplesmente PERFEITO! Já sou fã de carteirinha, até comprei um para minha melhor amiga.

Avaliação Anônima