Pular para conteúdo

Olhe para ela: um guia para você dar aquela olhada na sua vulva

Você conhece sua vulva? Sabe qual sua cor? Seu formato? Ou nunca teve coragem de lançar uma boa mirada a essa parte tão importante do seu corpo? Neste manual, queremos ajudá-la a se aproximar mais de si mesma. Vamos?

Uma em cada quatro mulheres, segundo pesquisa norte-americana, não sabe onde fica a vagina. Isso diz sobre a importância de continuarmos educando mulheres sobre seus corpos, mas mostra, também, como o distanciamento de quem somos e do que nossos corpos são capazes de fazer é um plano político muito bem estruturado no patriarcado — já que, quanto mais longe estivermos do autoconhecimento, mais distantes ficaremos do manancial de poder que há em uma sexualidade sadia.

É por isso que trouxemos para nosso blog este pequeno manual de aproximação entre você e sua vulva. Pegue seu espelhinho e desfrute.

O que é vagina e o que é vulva?

Pode parecer uma pergunta boba para muitas de nós, mas, como mostrou a pesquisa citada no começo deste artigo, ainda há muita confusão a respeito de nossa anatomia. Para que não haja equívocos e para que você saiba o que vamos olhar, cabe a explicação: de forma geral, vulva é toda a região externa de nossa genitália e a vagina é o canal interno, que vai até o colo do útero. É essa parte visível, a vulva, que vamos observar. Ela engloba os grandes e os pequenos lábios, o clitóris, o prepúcio (a camada de pele que envolve o clitóris), a abertura da uretra, a abertura do canal vaginal e o púbis.

bullet-lilit-vulva-gallery


Minha vulva é normal?

Não existe uma “vulva normal”, não existe um padrão de como sua vulva deve ser ou parecer. Exceto se você tiver alguma questão médica específica — diagnosticada por um profissional —, sua vulva é saudável e não há nada de errado com sua aparência. Diferente do que nos mostram conteúdos pornográficos, há uma gama enorme de formatos, cores e tamanhos e, inclusive, sua vulva pode passar por transformações ao longo da vida (assim como todo o resto do seu corpo). Portanto, procure olhar-se com curiosidade, e não com julgamento. Sabemos que nem sempre é possível, mas trazer isso à consciência na hora de se enxergar já é um bom começo.

A ONG britânica Brook, que promove discussões acerca da saúde sexual, disponibilizou um guia focado no público jovem, intitulado What is a vulva anyway (O que é uma vulva, afinal?) e que traz exemplos visuais de como a aparência da vulva pode ser variada. Por lá, ainda é possível encontrar conselhos sobre como os genitais mudam durante a puberdade. Nossa fundadora, Marilia Ponte, também sugere que mulheres passem a buscar referências de corpos de verdade. Rostos sem filtro, corpos sem photoshop, vulvas sem procedimentos. O Labia Library é um excelente caminho para quem quiser criar um repertório mais real.


bullet-lilit-labia-library


"Aprendemos a desconfiar e ter vergonha de nossos corpos desde cedo. Somos estimuladas a tocar as nossas vulvas apenas para lavá-las, depilá-las ou examiná-las. Passamos correndo na frente do espelho antes de entrar no banho. O sexo é rápido, no escuro. A masturbação, quando existe, é mecânica... sem nem olhar. Assim, nos afastamos do nosso corpo, mesmo vivendo dentro dele. É importante que tenhamos intimidade com essa nossa casa, que nos olhemos por inteiro — inclusive para as vulvas. Com frequência e atenção para se transformar em um hábito saudável. Isso ajudará você a quebrar tabus, ficar atenta a sua saúde íntima e se conhecer a fundo. Ninguém mais fará isso por você."
— Marilia Ponte, fundadora da Lilit e Educadora Sexual em formação

Observando sua vulva

Lembre-se, novamente, de que a genitália feminina é diversa em vários aspectos e que não há um padrão, ok?

Pegue um espelho pequeno, fácil de manusear, mas com superfície o suficiente para que você observe sua vulva. Sente-se confortavelmente e posicione o espelho entre as pernas. Tente localizar todas as partes de sua vulva listadas neste artigo, logo no primeiro tópico. Depois, toque cada parte e observe textura, formato, cor. Localize o canal vaginal, descubra a saída da uretra. Manuseie os grandes e os pequenos lábios com cuidado. Agora, deixe um pouco o espelho de lado e, com os olhos fechados, toque-se. A experiência é diferente agora que você se olhou? Agora que você sabe como sua vulva é?

Uma vez que você já tenha ganhado intimidade com ela, pegue novamente o espelho e comece a experimentar diferentes toques e pressões. A ideia, aqui, é que você perceba onde e como você sente prazer. Se você tiver um vibrador, ele pode ser de grande auxílio nesta etapa. Nosso Bullet Lilit tem cinco estágios de vibração que podem ajudá-la nessa jornada de autoconhecimento.



Por fim, e bem importante, faça dessa auto-observação algo constante, rotineiro. Da mesma forma que você vez ou outra se olha no espelho, mire também para a sua vulva. Não a inviabilize. Aprecie a si mesma. Amigue-se dessa parte do corpo tão poderosa e tão cheia de possibilidades prazerosas. Quanto mais conhecemos nossos próprio corpo, menos aceitamos regras e imposições a respeito de como devemos ser — ou do que devemos (ou não) sentir.






EXPLORE TODO SEU POTENCIAL E GOZE QUANTAS VEZES VOCÊ QUISER:
CONHEÇA O BULLET LILIT, SEU (NOVO) PRIMEIRO VIBRADOR.

Deixe o seu comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação.

O QUE ELAS DIZEM SOBRE O BULLET LILIT?

Entrega super rápida, embalagem cuidadosamente produzida, um cheirinho delicioso e um produto surpreende, já tive outros vibradores, mas nenhum com esse cuidado no acabamento, uma textura delicada, simplesmente PERFEITO! Já sou fã de carteirinha, até comprei um para minha melhor amiga.

Avaliação Anônima

✔️ Produto adicionado com sucesso.