Pular para conteúdo

Os efeitos da masturbação no cérebro

Existe muita informação contraditória, mitos e rumores sobre a masturbação. É importante saber que a masturbação é um direito seu e só você pode saber se você quer praticar ou não. Masturbação não faz mal, não é pecado e nem vicia.  Listamos algumas coisas que você deveria saber sobre masturbação:

A masturbação libera hormônios

Quando você se masturba, você libera uma série de hormônios que te fazem se sentir ótima e fazem bem para saúde. Esses hormônios incluem:

  • Dopamina: É um dos principais hormônios da felicidade, ligado ao sistema de recompensa do seu cérebro. 
  • Endorfinas: Um analgésico natural que o corpo libera, as endorfinas também desestressam e ajudam a memória. 
  • Ocitocina: Este hormônio é chamado de o hormônio do amor e é associado ao aumento do afeto social. 
  • Testosterona: Liberado durante qualquer ato sexual, a testosterona aumenta a duração do estado de excitação. Você libera esse hormônio sempre que tem uma fantasia sexual. 
  • Prolactina: Um hormônio que é importante para a lactação humana, a prolactina também influencia seu humor e seu sistema imunológico. 

A masturbação ajuda no humor 

Masturbar pode ajudar a liberar uma quantidade saudável de todos esses hormônios, o que ajuda no seu humor e na sua saúde física. Todos esses hormônios são chamados de “hormônios da felicidade”, associados com a redução do estresse, a afetividade e o relaxamento. Masturbar pode ajudar o mau humor, aumentar o foco e a concentração. 

Existem pessoas que relatam uma clareza mental depois de ter um orgasmo. Sim, a masturbação ajuda na concentração. Por isso, muitas pessoas gostam de se masturbar antes de trabalhar, estudar ou fazer uma prova. Isso acontece porque você se sente relaxado e contente depois de ter um orgasmo - o que te traz mais foco. 

Vibrador-Bullet-Lilit

Pode aliviar o estresse e ansiedade

A ocitocina, chamada de “hormônio do amor”, é associada a afetividade e também é conhecida por desestressar e relaxar. Um estudo de 2005 mostrou que a ocitocina é vital para controlar o estresse e reduzir a ansiedade. 

Ela ajuda porque reduz a sua pressão sanguínea e diminui os níveis de cortisol. Cortisol é um hormônio associado ao estresse. 

Então, se você quer relaxar depois de um dia tenso no trabalho, a masturbação pode ser uma excelente técnica de relaxamento. 

A masturbação ajuda você dormir

Paralelamente, muitas pessoas usam a masturbação como estratégia para dormir. A ocitocina e as endorfinas são ligadas ao relaxamento, então faz sentido que a masturbação ajude a dormir, especialmente se o estresse e ansiedade te impedem de dormir. 

A masturbação aumenta a autoestima

Masturbar também é um autocuidado e é uma forma de se amar. Masturbar não é pecado: é o melhor jeito de conhecer seu corpo e conhecer como você gosta de sentir prazer. Como você está aprendendo a curtir seu corpo e aprender o que é prazeroso, a masturbação ajuda na autoestima. 

A masturbação ajuda na sua vida sexual a dois 

Muitos terapeutas sexuais sugerem que você se masturbe regularmente - esteja você solteiro ou tenha um parceiro. Além de trazer benefícios físicos e aumentar sua autoestima, a masturbação ajuda no relaxamento - o que é ótimo na sua vida sexual. 

Quando falamos de libido, existem evidências que a masturbação pode te ajudar a ter uma vontade de transar saudável. Por exemplo, um estudo de 2009 associa o uso do vibrador com um aumento do desejo de transar e uma ótima performance sexual. Masturbar pode te ajudar a ensinar o seu parceiro o que você curte na cama.

Masturbação não é pecado

Algumas pessoas têm sentimentos negativos quanto à masturbação, associados a expectativas espirituais ou sociais. Em algumas religiões, a masturbação é um pecado. Existem muitos estigmas sociais ligados à masturbação: algumas pessoas acreditam que mulheres não deveriam se masturbar e que a masturbação é imoral. Isso não poderia estar mais errado. 

Mitos como o da masturbação crescer pelos nas mãos ou cegar são completamente falsos e muitas vezes, trazem sentimentos de culpa, ansiedade e nojo. Se você sente persistentemente esses sentimentos, procure um terapeuta. 

 

Escrito por Sian FergusonTradução livre de artigo publicado originalmente no Healthline. Leia o artigo original.

 

...

Somos Lilit. Uma das primeiras marcas brasileiras a desenvolver seus próprios vibradores como devem ser: criados por quem usa.

Conheça o Bullet Lilit, seu (novo) primeiro vibrador.

Deixe o seu comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação.

O QUE ELAS DIZEM SOBRE O BULLET LILIT?

Entrega super rápida, embalagem cuidadosamente produzida, um cheirinho delicioso e um produto surpreende, já tive outros vibradores, mas nenhum com esse cuidado no acabamento, uma textura delicada, simplesmente PERFEITO! Já sou fã de carteirinha, até comprei um para minha melhor amiga.

Avaliação Anônima

✔️ Produto adicionado com sucesso.