Práticas e cuidados pós sexo

O sexo não é um ato unidimensional. É uma espécie de jogo: existe a abertura, o intervalo, o clímax, talvez um bis e um final. Sabemos que praticar sexo seguro é importante, mas o que você pode não saber é que o conceito de sexo saudável não para no final da transa.

Quer você esteja com um novo parceiro ou com um parceiro de longa data, a tendência pós sexo pode ser vestir sua roupa de volta ou ir dormir. Mas de acordo com os ginecologistas, o que você faz durante este período é crucial para sua saúde reprodutiva. Seguem algumas das coisas mais importantes para se fazer após o sexo:

Urinar

A ginecologista Jessica A. Shepherd conta que urinar após o sexo é importante para ajudar a livrar o trato urinário de bactérias e evitar infecções urinárias. Isto também evita que as bactérias cheguem à bexiga, o que poderia levar a uma infecção urinária. A regra geral é tentar urinar dentro de 15 minutos após ter relações sexuais.

Limpar suavemente

Limpe suavemente o exterior de sua vulva com água ou sabonetes sem perfumes e parabenos.  Os sabonetes com os aditivos acima mencionados podem irritar a vulva, e os perfumes "contribuem para um crescimento excessivo de bactérias produtoras de odores", de acordo com Shepherd. Além disso, renuncie o uso da ducha. De acordo com a médica Sheeva Talebian, do CCRM em Nova York, a a ducha "pode ser abrasiva, pois pode causar micro lesões nos vasos sanguíneos da vulva bb e aumentar o risco de infecção".

Verificar se existem sinais de dor ou sangramento

"Não ignore o sangramento anormal ou a dor após o sexo - pode ser um sinal de infecção ou uma lesão do seu trato reprodutivo", conta Talebian. Da mesma forma, a dor durante ou após a relação sexual pode ser resultado de infecção, irritação pela lubrificação ou preservativo, ou uma condição ginecológica mais grave. Fale com seu médico se você notar estes sintomas.

Beba suco de cranberry

Você provavelmente já ouviu dizer que beber suco de cranberry é um bom remédio para uma infecção urinária, mas também é uma medida preventiva inteligente. "Suco de cranberry não adoçado e suplementos de cranberry podem diminuir o risco de contrair uma infecção urinária", conta o Dr. Brian A. Levine, diretor médico da CCRM NY. "A quantidade exata de suco ou pílulas necessárias e quanto tempo você precisa tomá-las para evitar a infecção ainda estão sendo estudadas". A idéia é que o suco de cranberry pode mudar o pH da urina e torná-la um ambiente menos hostil para o crescimento de bactérias.

Cheque o preservativo

Dr. Levine diz para garantir sempre que não tenha havido um mau funcionamento do preservativo após o sexo. "Ao usar preservativos para contracepção e prevenção de DSTs, certifique-se sempre de que o preservativo não rompeu e se ele foi corretamente descartado". Um pedaço ou preservativo inteiro retido na vagina depois de fazer sexo acaba com o propósito de usar um preservativo e te coloca em grande risco de contrair infecções e uma gravidez indesejada.

Faça o teste

"Se você fez sexo desprotegido com um novo parceiro, aconselho fazer teste de DSTs conversar com o parceiro em questão - além de conversar com seu ginecologista", contou o Dr. Talebian.

Se você estiver sentindo alguma dor ou dificuldade durante o sexo ou tiver perguntas sobre sua saúde sexual, por favor, fale com um médico.

 

Escrito por Lindsey Metrus. Tradução livre de artigo publicado originalmente no Byrdie. Leia o artigo original.

...

Somos Lilit. Uma das primeiras marcas brasileiras a desenvolver seus próprios vibradores como devem ser: criados por quem usa.

Deixe o seu comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação.

Comprar

O QUE ELAS DIZEM SOBRE O BULLET LILIT?

Entrega super rápida, embalagem cuidadosamente produzida, um cheirinho delicioso e um produto surpreende, já tive outros vibradores, mas nenhum com esse cuidado no acabamento, uma textura delicada, simplesmente PERFEITO! Já sou fã de carteirinha, até comprei um para minha melhor amiga.

Avaliação Anônima