Sexo na maturidade: mitos e verdades

Sexo não é coisa só de gente jovem. Enquanto pessoas mais novas estão entendendo o que elas são atraídas e o que elas gostam no sexo e no relacionamento, pessoas maduras - de 50 a 70 anos - estão explorando o seu ápice sexual - e aproveitando. 

Mesmo que o envelhecimento traga algumas mudanças - em nossos corpos e nossas mentes - isso não deveria ser um empecilho para uma vida sexual saudável.

Muitas pessoas dizem ter um aumento de confiança e compreender melhor quem são e o que querem - o sexo acima de 50 anos fica melhor do que antes. Pessoas com filhos adultos que já saíram de casa podem descobrir que agora tem mais tempo para suas próprias necessidades.

E embora os corpos continuem a mudar durante a vida, a insegurança corporal pode ser diferente quando você for mais velha - você pode começar a não ligar mais para isso. E justamente por isso, para pessoas acima de 50, o sexo nunca foi tão bom. 

Mas quando é o seu pico sexual, de acordo com a ciência?

De acordo com a National Coalition for Sexual Health, a ideia de “pico sexual” é um grande mito. A maioria dos estudos mostrou que pessoas com vulva tendem a ter experiências com o pico sexual durante seus 30 anos, enquanto pessoas com pênis vivenciam seu pico durante seus 20 e poucos anos.

A ideia de pico da sexualidade foi criada por Alfred Kinsey, em seu estudo “Sexual Behavior in the Human Female”. A pesquisa de Kinsey sobre orgasmo trouxe a conclusão que o homem tem seu ápice sexual antes da mulher. Hoje sabemos que gênero e sexualidade são um espectro, e mesmo assim, é difícil falar de pico de sexualidade em termos de gênero ou idade. 

Apesar de sabermos que a maioria dos estudos dizem que pessoas com pênis vão ter seu pico sexual com seus 20 anos e que pessoas com vulva vão ter seu pico com seus 30, nós sabemos que todos somos diferentes. E existem muitas pessoas que alcançam seu pico sexual bem depois do que a ciência estabeleceu. 

Aqui estão três estórias de pessoas acima de 50 anos sobre suas vidas sexuais depois dos 50 anos:

“Estou no final dos 50 e ainda transo muito bem, obrigado. Nós sempre curtimos sexo e com as maturidade, as coisas ficaram ainda melhores! A chave é a comunicação, testar coisas novas, se divertir.”

@under59, usuária do reddit mulher, casada, com 59 anos

“Com todo o tempo livre que eu tenho, eu tenho muito tempo para ler sobre sexo na maturidade. Eu nunca tinha tempo antes: era muito tempo no trabalho e com tarefas da família. Mas o que eu tenho lido me ajudou a melhorar nossa vida sexual. Só ter tempo para tocar e massagear minha mulher realmente nos excita. Usar vibradores para dar novos orgasmos… e depois dormimos abraçados. Isso abriu meus olhos sobre o que estamos perdendo se não separamos um tempo para o afeto”

@northstar54, homem, casado, depoimento encontrado no r/sexover60

“Eu sempre me senti muito insegura sobre mim mesma quando era mais nova. O que eu realmente gosto em transar acima dos 60 é não ligar mais para como minha barriga está ou aparenta enquanto transo ou se vou ter um orgasmo. Eu aprendi que o sexo é bom pra mim independente se gozo ou não. Às vezes, eu gozo e ela não, e vice e versa. E tem vezes que nós duas gozamos e é super especial.”

@jen, mulher, casada, 66 anos 

Todo o apetite sexual e experiências mudam drasticamente de pessoa para pessoa. Não existe uma experiência universal para uma idade específica. Mas é importante lembrar que quando pensamos em sexo 50+, existe um campo vasto e prazeroso a ser explorado: com menos inseguranças, mais liberdade e confiança para se expressar. 


Artigo escrito por Jessica Tholmer. Tradução livre de artigo publicado originalmente no O School. Leia o artigo original.

...

Somos Lilit. Uma das primeiras marcas brasileiras a desenvolver seus próprios vibradores como devem ser: criados por quem usa.

Conheça o Bullet Lilit, seu (novo) primeiro vibrador.

Deixe o seu comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação.

O QUE ELAS DIZEM SOBRE O BULLET LILIT?

Entrega super rápida, embalagem cuidadosamente produzida, um cheirinho delicioso e um produto surpreende, já tive outros vibradores, mas nenhum com esse cuidado no acabamento, uma textura delicada, simplesmente PERFEITO! Já sou fã de carteirinha, até comprei um para minha melhor amiga.

Avaliação Anônima