Qual a relação da sustentabilidade com a nossa sexualidade?

Você tem um copo reutilizável de café, já separa seu lixo reciclável e pode até ter sua própria horta. 

Mas se você realmente quer buscar um estilo de vida sustentável, alguns experts afirmam que você precisa pensar também na sua vida sexual. 

A sexologista Martha Lee mora em Cingapura e é uma das cabeças por trás do movimento “Eco Sex”. 

“Eco Sex é quando alguém se importa com o meio ambiente e se interessa em como o ambiente afeta sua escolha de parceiro de intimidade e a maneira que elas fazem sexo” - conta a Dra. Lee. 

O que é sexo verde? 

A educadora sexual Cyd Crossman conta que existe um movimento global com uma comunidade de pessoas que se identificam como “eco-sexual”. 

“Eco-sexuais são ativistas ambientais que estão tentando expandir o conceito do sexo” - afirma - “Isso pode incluir expandir a ideia do sexo para envolver o cuidado com o planeta - eles enxergam o carinho com o planeta como algo sensual e prazeroso”. 

Se virar membro de um movimento que redefine sua sexualidade possa parecer algo exagerado, a Dra. Lee e Cyd Crossman tem uma lista de sugestões mais simples de tornar o sexo mais ecológico. 

Vibradores ecológicos

A Dra Lee conta que existe uma demanda crescente para vibradores eco-friendly e veganos  - e eles já estão disponíveis no mercado. 

“Muitos sex toys hoje em dia são feitos com silicone médico, então eles não tem plástico, não são porosos, são fáceis de limpar e também são seguros para o corpo - dessa forma, o seu corpo não vai absorver o plástico” - ela conta - “Também existem os vibradores e brinquedos de vidro, cerâmica, cristal, madeira e aço cirúrgico.”

Para quem quer vibradores, procure os recarregáveis - como Bullet Lilit, ou vibradores movidos a energia solar. 

Camisinhas veganas

A Dra. Lee conta que as camisinhas orgânicas ou veganas estão crescendo no mercado, principalmente quando os consumidores descobriram que as camisinhas de látex são mergulhadas em caseína (feito com a proteína do leite) ou glicerina (feito de gordura animal). 

Camisinhas veganas não tem caseína, são feitas com materiais sustentáveis e com certificado de látex fair-trade. 

Lubrificantes ecológicos

Crossman recomenda usar lubrificantes à base de  água ou a base de plantas como aloe vera, sempre com ingredientes orgânicos - sem parabenos e petroquímicos. 

Só tome cuidado com os óleos, embora estejam em seu estado natural, eles podem romper a camisinha:

"As pessoas falam: ‘é só usar óleo de coco’, mas você deve saber que o óleo corrompe a maioria das camisinhas - ele não é compatível com o látex.” 

Materiais sustentáveis

Crossman afirma que bambu, algodão orgânico, seda e linho são opções ecológicas para jogos de cama e peças íntimas - evite materiais sintéticos que contenham plástico. 

“E a sensação é melhor - o que é importante quando você está na cama com seu parceiro”. É legal descobrir também o quanto de energia foi usado para produzir as peças, como foi importado e a estimativa de durabilidade. 

Economize água e luz 

Uma das dicas mais simples é tomar banho com o parceiro junto: “Você vai estar usando menos água, tendo mais tempo de contato e alimentando a paixão.” - conta Crossman. 

É legal também ficar atento no uso da eletricidade durante o sexo. Você pode desligar as luzes - ou transar durante o dia para economizar a luz. 

No geral, lembre-se de sentir bem com o bem que você está fazendo para o meio ambiente - e como isso pode ser gostoso para você e seu parceiro. 

 

Escrito por Samantha Turnbull. Tradução livre de artigo publicado originalmente no ABC Life. Leia o artigo original.

...

Somos Lilit. Uma das primeiras marcas brasileiras a desenvolver seus próprios vibradores como devem ser: criados por quem usa.

Deixe o seu comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação.

Comprar

O QUE ELAS DIZEM SOBRE O BULLET LILIT?

Entrega super rápida, embalagem cuidadosamente produzida, um cheirinho delicioso e um produto surpreende, já tive outros vibradores, mas nenhum com esse cuidado no acabamento, uma textura delicada, simplesmente PERFEITO! Já sou fã de carteirinha, até comprei um para minha melhor amiga.

Avaliação Anônima