Pular para conteúdo

Consentimento: a chave para uma relação sexual

Consentimento é uma palavra que deveria ser um vocabulário básico na nossa vida, em todos os âmbitos: nas nossas amizades, no nosso trabalho, e principalmente, na nossa intimidade. É necessário consentir para alguém entrar na sua vida e dividir seu mundo com ela é uma decisão importante em nossas vidas. Muitas vezes, consentimos com algo no automático e não paramos para pensar nessas pequenas grandes decisões que tomamos a cada passo dos nossos caminhos. 

Precisamos falar sobre a importância do consentimento e como podemos deixar claro nossos limites em nossas vidas. 

O que é consentimento? 

Consentir é sobre discutir os limites e deixar claro o que te deixa confortável. No âmbito da relação sexual, é respeitar você e seu parceiro os limites sexuais de cada um. Ele deve ser comunicado de maneira direta e livre. 

Consentimento não pode ser dado por pessoas menores de idade, sob influência de drogas e álcool, pessoas dormindo ou inconscientes. Se alguém concorda em se engajar em um ato sexual por pressão ou ameaça, é considerado uma quebra do consentimento, assim como em situações de abuso de poder, como um chefe ou professor tentando alguma atividade sexual com os colaboradores ou alunos. 

Como o consentimento funciona? 

É sobre comunicação. E em cada atividade sexual diferente, deve haver comunicação. Não é porque você deixou a pessoa te beijar que necessariamente você quer que ela tire sua roupa, por exemplo. Sexo é sobre comunicação e prazer.

E fazer sexo com uma pessoa não dá o passe livre para ela transar com você novamente no futuro. Tudo deve ser conversado: os limites, o que você gosta, o que você não gosta, e quais as expectativas daquele encontro sexual. Faz parte do diálogo.

A qualquer hora você pode não querer mais transar - e está tudo bem. Para o sexo ter consentimento, você tem o direito de não querer mais engajar em nenhuma atividade sexual em qualquer momento. Qualquer desconforto, você deve comunicar para seu parceiro, assim como o desejo de parar tudo. 

O que é consentimento entusiasta?

Segundo a ONG contra violência sexual Rainn, o consentimento sexual entusiasta é um conceito novo da psicologia positiva que foca na presença de um “sim” ao invés de não existir nenhum “não”. O consentimento entusiasmado pode acontecer verbalmente ou através de gestos não verbais, como sorrir, manter o contato visual e acenar com a cabeça. 

Esses gestos não são necessariamente o consentimento, mas eles são detalhes importantes que refletem que você está consentindo com uma atividade sexual. Mas ainda assim, é importante procurar confirmação verbal. A outra parte importante é sempre checar com sua parceria de intimidade se ela está contigo no que está acontecendo. 

O bom consentimento:

  • Tem permissão antes de mudar a atividade sexual com frases como “Tá tudo bem?” “Gostou?” 
  • Confirma que existe interesse recíproco antes de iniciar o contato físico
  • Deixa os parceiros confiantes para parar a qualquer momento
  • Conversa com o parceiro se está tudo bem durante a relação sexual
  • Dá feedback quando uma atividade está prazerosa
  • Diz “Sim” explicitamente para atividades sexuais

 

Deixe o seu comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação.

Nossos Favoritos

O QUE ELAS DIZEM SOBRE O BULLET LILIT?

Entrega super rápida, embalagem cuidadosamente produzida, um cheirinho delicioso e um produto surpreende, já tive outros vibradores, mas nenhum com esse cuidado no acabamento, uma textura delicada, simplesmente PERFEITO! Já sou fã de carteirinha, até comprei um para minha melhor amiga.

Avaliação Anônima

✔️ Produto adicionado com sucesso.