Pesquisa revela que 3 a cada 10 mulheres atingem o orgasmo durante o sexo

Apenas 30% das mulheres afirmam ter orgasmos durante a relação sexual, mas o número sobre para 72% quando se fala de masturbação


A revolução sexual começou, mas ainda há muito o que ser feito. Quebrar tabus, preconceitos, convidar os parceirxs para conversas realistas a respeito do prazer e por aí vai. E os números não deixam mentir: 3 a cada 10 mulheres atingem o orgasmo durante o sexo, segundo mostra a pesquisa A Revolução do Prazer, conduzida pela sex tech Lilit com 3500 mulheres com vulva cisgênero. Ao serem questionadas se atingem o clímax durante a relação sexual, apenas 30% afirmaram que sim. Porém, quando o assunto se volta para a masturbação feminina, 72% alegaram terem orgasmos.

Mas, como já sabemos, a história começa muito antes. As mulheres nunca foram ensinadas a se autoconhecerem, a ter prazer, a entender os próprios corpos e sim (e apenas) a ser uma performance para o outro. “Historicamente, a indústria erótica tradicional, criada por e para o masculino, retratou o desejo feminino por meio de uma comunicação performática, inspirada na pornografia, e distante da realidade”, explica Marilia Ponte, fundadora da empresa.

Apesar de a quarentena ter ressignificado as relações das mulheres com a própria sexualidade, a pesquisa mostra que ainda há um sentimento de vergonha em relação à vibradores: 34% das entrevistadas ficam desconfortáveis em ter um vibrador ao pensar que podem ser descobertas. Além disso, 22% não têm um vibrador ainda porque têm vergonha ou medo de comprar. “A masturbação feminina ainda é um assunto encoberto de dúvida, receio, vergonha e culpa. Em muitos casos, o bloqueio nasce na infância, aos 4 ou 5 anos, quando a menina passa por uma fase de descoberta do próprio corpo, logo censurada pelos pais.”

E se o vibrador ainda é tabu para muitas mulheres, introduzir o sex toy na rotina do casal se mostra uma barreira maior. “A inserção do vibrador na rotina do casal, principalmente em relações heterossexuais, ainda é motivo de tabu, já que ele é visto como competição e não complemento ao prazer dos dois”, afirma.

Nas relações homossexuais, os números melhoram um pouco. Enquanto 28% das mulheres heterossexuais sempre têm orgasmo durante a relação, esse número sobe para 37% para mulheres não-heterossexuais. “O sexo entre mulheres é mais uma troca. Parece uma prova de revezamento. Quando eu comecei a me relacionar com mulheres, passei a me explorar mais e descobri outras formas muito mais prazerosas do que a penetração”, conta uma das participantes do estudo.

Porém, mais do que reverberar a “ditadura do gozo”, é importante frisar que educação, conhecimento e troca são essenciais para melhorar o relacionamento com o próprio corpo e o auto prazer, assim como com parceirxs. Diálogo e respeito sempre!

 

Leia o artigo completo clicando aqui.
Escrito por Paula Jacob.
Matéria publicada no site da Glamour em Setembro de 2020.

Imagens de divulgação: Bruna Bento e Gabriel Cicconi

O QUE ELAS DIZEM SOBRE O BULLET LILIT?

Entrega super rápida, embalagem cuidadosamente produzida, um cheirinho delicioso e um produto surpreende, já tive outros vibradores, mas nenhum com esse cuidado no acabamento, uma textura delicada, simplesmente PERFEITO! Já sou fã de carteirinha, até comprei um para minha melhor amiga.

Avaliação Anônima