O que é gênero? Entenda o conceito

Muito além do binário mulher-homem, gênero é um conceito que levou anos para ser desconstruído. Vamos entender melhor sobre identidades.

Para definir o que é gênero, precisamos fazer a distinção entre sexo e gênero. Gênero é um conceito muito mais amplo que envolve identidade de gênero e expressão de gênero na sociedade.

Sexo

Alguns corpos têm uma vulva, clitóris, vagina, sendo designados como mulher. Outros corpos tem um pênis e dois testículos, sendo designados como homem. Alguns tem uma vagina e um pênis simultâneos, e são intersexuais. Sexo se refere às diferenças biológicas: a genitália e as diferenças genéticas.

Gênero

O gênero está vinculado às construções sociais, não as características naturais. Como define a pesquisadora Joan W. Scott, gênero é um elemento constitutivo das relações sociais baseado nas diferenças percebidas entre os sexos. o gênero é uma forma primária de dar significado às relações de poder.

Identidade de gênero

Independente de como a genitália se parece, todos nós podemos definir qual a nossa identidade de gênero. Você pode sentir que é homem, mulher ou não binário.

Pode ser que para você o conceito de homem e mulher seja fluído ou simplesmente você sinta que não cabe em nenhuma definição. E está tudo bem.

Cisgênero e transgênero

O seu sexo designado no seu nascimento e sua identidade de gênero estão relacionados. Pode ser que você seja cisgênero: do grego cis, que significa igual, é quando o seu sexo de nascimento e sua identidade de gênero são iguais. Por exemplo, uma mulher cisgênero, nasceu com vulva, clitóris, vagina e ovários e se identifica como mulher. 

Já uma pessoa transgênero, trans do grego "o outro lado", tem diferença entre o sexo designado no nascimento e a identidade de gênero. Uma pessoa que nasceu com pênis e testículos pode se identificar como mulher, sendo uma mulher transgênero.

Expressão de gênero

Pode ser que essa mulher transgênero queira se expressar de acordo com o gênero que ela se identifica. Isso inclui mudar a aparência, as roupas, fazer procedimentos cirúrgicos, fazer terapia hormonal e usar novos pronomes.

Existem homens no mundo com úteros e vulvas, que podem ficar grávidos.  E existem também mulheres com pênis e testículos. 

É importante entender que uma pessoa pode não mudar nada da sua expressão de gênero e se identificar como trans, não binária, ou gênero fluída. Muitas pessoas transgênero não tem acesso a terapia com hormônio e cirurgia - opções que nem sempre são acessíveis. 

Devemos sempre lembrar que é nosso dever garantir a liberdade, a segurança e integridade para cada pessoa se expressar como bem entender.  

 

REFERÊNCIAS:

Blume - Gender, Body Science e Conception

Mª Eunice Figueiredo Guedes - Gênero, o que é isso?

Cássia Maria Carloto - O Conceito de Gênero e sua importância para análise das relações sociais

ONU - Pessoas Transgênero

...

O clássico vibrador de clitóris, em uma versão aperfeiçoada.

Conheça o Bullet Lilit, seu (novo) primeiro vibrador.

Deixe o seu comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação.

Comprar

O QUE ELAS DIZEM SOBRE O BULLET LILIT?

Entrega super rápida, embalagem cuidadosamente produzida, um cheirinho delicioso e um produto surpreende, já tive outros vibradores, mas nenhum com esse cuidado no acabamento, uma textura delicada, simplesmente PERFEITO! Já sou fã de carteirinha, até comprei um para minha melhor amiga.

Avaliação Anônima