O que é sexual wellness?

Seu médico pode ter te perguntado sobre como você está dormindo, quanto tempo de atividade física você está realizando por semana e se a comida que você está consumindo é nutritiva - mas ele já te perguntou da sua vida sexual? Provavelmente não.

A verdade é que sexo envolve respostas físicas complexas, que podem estar relacionadas a fatores como depressão, estresse, idade, mudanças corporais, doença e machucados. Sexual wellness - na tradução literal, bem-estar sexual - é uma tendência crescente que integra a resposta sexual para nossa saúde e outros aspectos de nossas vidas. 

O sexual wellness é mais sobre bem-estar do que sexo. O objetivo é normalizar as conversas especialmente quando elas envolvem saúde, para que possamos compreender nossos corpos e relacionamentos. 

Sexual Wellness é sobre saúde otimizada

Múltiplos estudos mostram que o prazer sexual têm benefícios físicos, como uma melhora do sono, uma melhor resposta imunológica e níveis mais baixos de estresse. Ao identificar mudanças na nossa resposta sexual, podemos ajudar a diagnosticar mudanças globais.

Estejamos ou não em um relacionamento, o desejo sexual e a resposta são conectados com nossa saúde física e mental. O sexual wellness nos ajuda ver que essas conexões são factuais, cientificamente comprovadas e a prova de vergonha. 

Sexual Wellness é sobre educação 

Você não está sozinha quando falamos do desconforto em falar sobre sexo com seu médico. Durante os quatro anos de escola médica, o estudante de medicina recebe menos de quinze horas de treinamento em saúde sexual e educação.

Muitos médicos não conseguem identificar os órgãos sexuais básicos. Sexual wellness é um movimento educacional para nos ajudar a entender melhor nossos corpos, para podermos ser lideres de nossa própria saúde. 

Sexual Wellness é sobre equidade

Nos estudos, ficou claro que as mulheres têm menos prazer e menos satisfação que os homens - um conceito chamado de disparidade de orgasmos.

Quanto mais confortáveis estamos de falar sobre nosso próprio corpo, o que precisamos e como ele responde, melhor conseguimos nos comunicar com nossos parceiros e melhor são nossos relacionamentos. 

Sexual Wellness é sobre o futuro

A maioria de nós não teve uma excelente educação sexual. As escolas e parentes focam no ensino dos perigos da gravidez da adolescência e DSTs. Precisamos nos educar para poder ajudar a próxima geração a navegar em questões e conversas sobre sexualidade, gênero e consentimento.  

Por muito tempo, o sexo foi visto como algo vergonhoso e secreto, e isso prejudicou a saúde dos nosso relacionamentos e nossa autoestima. Ao investir no nosso próximo bem-estar sexual, e tratá-lo como algo de valor - como tratamos nossa saúde física e mental - podemos melhorar esses três aspectos globais da nossa saúde, e construir um mundo melhor para a próxima geração.

 

Escrito por Andrea Barrica. Tradução livre de artigo publicado originalmente no Brit Co. Leia o artigo original.

F
oto Bruna Bento + Gabriel Cicconi

...

Somos Lilit. Uma das primeiras marcas brasileiras a desenvolver seus próprios vibradores como devem ser: criados por quem usa.

Conheça o Bullet Lilit, seu (novo) primeiro vibrador.

Deixe o seu comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação.

Comprar

O QUE ELAS DIZEM SOBRE O BULLET LILIT?

Entrega super rápida, embalagem cuidadosamente produzida, um cheirinho delicioso e um produto surpreende, já tive outros vibradores, mas nenhum com esse cuidado no acabamento, uma textura delicada, simplesmente PERFEITO! Já sou fã de carteirinha, até comprei um para minha melhor amiga.

Avaliação Anônima