5 fatos sobre vulvas que todos deveriam saber

Somos Lilit | O que é vulva?

Prepare-se para aprender tudo sobre a vulva enquanto vamos a fundo na pergunta: 'o que é vulva?'. Vamos acabar com preconceitos e desvendar as verdades sobre a vulva que gostaríamos que todos soubessem. Seja você um ginecologista ou um novato no assunto, faça um café, fique bem confortável e embarque com a gente para entender tudo sobre vulva

O que é vulva

Vulva é o nome da parte externa da genitália feminina que inclui o clitóris, lábios externos e internos, abertura da uretra e abertura da vagina. A vulva não inclui o cérvix, o útero ou outras partes internas do sistema reprodutivo feminino. Agora que sabemos a definição de vulva, vamos entender melhor os fatos sobre o órgão.

1. A vulva não é a vagina

O engano mais comum é chamar a vulva de vagina. A vagina é um nome específico para o canal interno que vai até o cérvix. Os continuos erros sobre a nomeação do nosso sistema reprodutivo e vulva ajudam a perpetuar um erro sobre um assunto tradicionalmente sem investimento em pesquisas e estigmatizado. Nós temos que falar pra todos que conhecemos (e que não conhecemos) sobre a distinção entre vulva e vagina.
 
2. As vulvas tem diferentes tamanhos e formatos 

Vulvas são como flocos de neve - você não consegue ter dois iguais. O tamanho, o formato e a cor podem variar consideravelmente de mulher para mulher. Como frequência, as vulvas que aparecem na pornografia são padronizadas. Isso influenciou como a sociedade acha que deve ser uma vulva, com algumas de nós perguntando se a nossa vulva é "normal" ou não. Os procedimentos estéticos na vulva cresceram nos últimos anos, com algumas mulheres optando por reduzir o tamanho dos lábios. Nós acreditamos que cada indivíduo têm direito ao controle do próprio corpo, mas também  queremos reforçar que não existe um padrão de uma aparência  "normal" de uma vulva

3. O clitóris é um iceberg

A parte externa, ou glande do clitóris, fica topo da vulva, onde os lábios se encontram (que formam o capuz do clitóris). Embora pareça pequeno, a parte externa do clitóris é uma ponta do iceberg. O clitóris é um complexo com 12 cm, mais de 8000 terminações nervosas - o dobro de terminações encontradas em um pênis. O clitóris tem o mesmo tecido erétil que o pênis e também fica ereto em estado excitado. 

Apesar dos fatos, o clítoris foi diminuído continuamente durante a história. O pai da psicanálise, Sigmund Freud, considerava o os orgasmos clitorianos infantis comparados aos orgasmos vaginais. E segundo a ciência, todos os orgasmos tem fonte clitoriana

4. O prazer sexual não é só penetração

Um estudo recente aponta que apenas 18% das mulheres têm orgasmos somente com penetração. Essa é uma estatística chocante considerando como o sexo é retratado na cultura popular e como o orgasmo feminino em particular é frequentemente retratado através da penetração. A vulva oferece muitas opções de prazer, e limitar o sexo a penetração restringe o conhecimento sexual e perpetua o mito que não existe outras formas de penetração. Todos nós somos diferentes e temos uma definição diferente sobre sexo. A melhor maneira de falar de sexo é incluir todas as preferências de prazer. 

5. Conhecimento é poder

O acesso aos conselhos e informações corretos é a chave para tomar decisões com informação sobre nossos corpos e o controle de natalidade. O conhecimento é poder e quando falamos sobe a vulva, não é exceção. Nós recomendamos sempre falar com um profissional da saúde quando você tiver perguntas e questões sobre a saúde da sua vulva, mas também é importante fazer as pequenas coisas todo dia que possam ampliar nossos horizontes. Aprender mais sobre seu corpo ajuda a quebrarmos preconceitos da sociedade e previne a disseminação de mitos

Escrito por Jennifer Gray. Tradução livre de artigo publicado originalmente no Natural Cycle. Leia o artigo original. 

...

Somos Lilit. Uma das primeiras marcas brasileiras a desenvolver seus próprios vibradores como devem ser: criados por quem usa.

Conheça o Bullet Lilit, seu (novo) primeiro vibrador.

Deixe o seu comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação.

O QUE ELAS DIZEM SOBRE O BULLET LILIT?

Entrega super rápida, embalagem cuidadosamente produzida, um cheirinho delicioso e um produto surpreende, já tive outros vibradores, mas nenhum com esse cuidado no acabamento, uma textura delicada, simplesmente PERFEITO! Já sou fã de carteirinha, até comprei um para minha melhor amiga.

Avaliação Anônima