Masturbação feminina é normal?

Somos Lilit | Masturbação feminina é normal?

“É normal garotas se masturbarem e isso traz alguma consequência para saúde? Sou uma garota que acidentalmente descobriu como me masturbar quando era muita nova e continuei a fazer isso regularmente, deveria ficar preocupada com isso? Isso vai afetar minhas experiências sexuais futuras?” 

Anônima, 17 anos

Você fez algumas perguntas bem pertinentes e espero que as respostas te tragam conforto! Primeiro de tudo: sim, é perfeitamente normal garotas e mulheres se masturbarem. 

O que é masturbação?

A masturbação é quando uma pessoa toca sua própria genitália para se excitar e ter prazer, o que geralmente leva ao orgasmo. Pode incluir tocar outras partes do seu corpo que te façam se sentir bem, como os mamilos. Muitas pessoas usam os dedos e as mãos, mas muitos podem usar objetos como vibradores. 

Conheça o Bullet Lilit. Cinco velocidades, à prova d’água, discreto e potente.

A masturbação é algo comum que as pessoas fazem com elas mesmos, embora “masturbação mútua” se refere a duas pessoas tocarem nas genitais do outro pela mesma razão. 

Quem se masturba?

Em uma pesquisa australiana, 42% das mulheres disseram que tinham se masturbado no último ano (comparado a 72% dos homens). Essa pesquisa inclui pessoas de 16 até 69 anos de idade, e não existem informações recentes sobre este assunto na Austrália em adolescentes mais jovens. 

Um estudo nos Estados Unidos olhou apenas para pessoas de 14 a 17 anos e descobriu que até os 17 anos, 58% das mulheres tinham se masturbado, comparado a 80% dos homens de 17 anos. Então é muito comum se masturbar, e é bem possível que mulheres e garotas apenas não gostem de dizer que elas se masturbam. 

Tradicionalmente, a masturbação é algo que aceitável para garotos. Só foi recentemente que começamos a falar sobre masturbação feminina abertamente. 

É importante saber que para as mulheres, o clitóris é a parte mais sexualmente sensitiva no corpo. O estudo australiano que mencionamos acima mostrou que quando um homem e uma mulher fazem sexo, as mulheres têm mais possibilidade de chegar a um orgasmo através do toque com mãos ou sexo oral na vulva, onde o clitóris está localizado. 

O clitóris é um complexo de nervos e vasos de sangue que aumentam e são sensíveis e prazerosos quando estimulados. Apenas uma parte do clitóris é externa, a sua glande, e resto se estende internamente com dois “braços” de 10 centímetros ao redor da entrada da uretra, canal vaginal e ânus. É por isso que você se sente bem quando tem um dedo, vibrador ou pênis dentro da vagina - friccionando os “braços” do clitóris. 

Na maior parte da história, o clitóris não era entendido e apreciado. Foi uma cirurgiã mulher australiana que descobriu o grande complexo clitoriano.  

Os benefícios de saúde da masturbação

Existem muito benefícios da masturbação. Masturbar e ter um orgasmo pode ajudar as dores da cólica menstrual e o estresse. 

Também é uma ótima forma de explorar o seu corpo e sentir que movimentos te levam a um orgasmo - o que vai te ajudar na comunicação com um parceiro quando esse momento chegar. A masturbação também é uma prática sexual que não causa a gravidez e não pode te causar uma doença sexualmente transmissível (STDs).

Você mencionou descobrir a masturbação quando era muito nova. Pais e babás contam que observam muitas crianças pequenas tocando seus genitais porque sentem que isso é bom. Embora o corpo precise passar pela puberdade para uma pessoa sentir um estado excitatório maduro, é evidente que crianças também têm sensações prazerosas. 

Não existe frequência errada para se masturbar - o único problema é quando uma pessoa sente que isso interfere em seu cotidiano. 

Justamente pela sexualidade em humanos ser ligada às emoções, pensamentos e crenças, a habilidade de sentir prazer e ter um orgasmo varia muito. Sentimentos negativos como culpa ou vergonha associada a masturbação acontecem especialmente se a pessoa cresceu com crenças negativas específicas sobre o assunto. 

Existe um tabu histórico sobre mulheres gostarem de sexo que, como você notou, significa que não é tão fácil falar sobre isso. Então, nós te agradecemos por fazer essa pergunta - vai ajudar muitas mulheres mais novas a falar sobre essa atividade natural do ser humano. 

Escrito por Melissa KangTradução livre de artigo publicado originalmente no The Conversation. Leia o artigo original.

...

Somos Lilit. Uma das primeiras marcas brasileiras a desenvolver seus próprios vibradores como devem ser: criados por quem usa.

Conheça o Bullet Lilit, seu (novo) primeiro vibrador.

Deixe o seu comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação.

Comprar

O QUE ELAS DIZEM SOBRE O BULLET LILIT?

Entrega super rápida, embalagem cuidadosamente produzida, um cheirinho delicioso e um produto surpreende, já tive outros vibradores, mas nenhum com esse cuidado no acabamento, uma textura delicada, simplesmente PERFEITO! Já sou fã de carteirinha, até comprei um para minha melhor amiga.

Avaliação Anônima