Orgasmos para pessoas com vulva: tire suas dúvidas

 Nesse artigo, vamos entender o que é orgasmo feminino de acordo com a ciência e porque devemos lutar por nosso direito de gozar.  

Nós não temos noção do nosso potencial orgástico e do que é orgasmo feminino até ter o primeiro clímax que nos faz ver estrelas. Como os franceses dizem, o orgasmo é uma pequena morte - la petite mort - uma experiência fora do corpo, de alívio e prazer instintivo do ser humano.  E pessoas com vulva são privilegiadas: somos multiorgásticas - conseguimos atingir diferentes patamares de prazer e gozar mais de uma vez graças ao complexo do clitóris.

O orgasmo para pessoas com vulva é muito mais do que só uma boa desculpa biológica para a espécie humana reproduzir.  Nós sempre devemos reforçar que o orgasmo não é uma obrigação que temos que cumprir - mas um direito de todas nós mulheres. O direito de ter satisfação e sentir prazer com o nosso próprio corpo.

Devemos nos responsabilizar pelo nosso prazer independente de estarmos em um relacionamento ou não. É nos descobrindo, nos estimulando, que exercitamos todo nosso potencial orgástico. E na medida que trazemos consciência para nosso corpo, mais podemos ampliar nosso repertório de prazer.

A ciência do orgasmo

Vamos entender um pouco da nossa anatomia: nós temos dois sistemas nervosos: o sistema nervoso central e  sistema nervoso periférico. No sistema nervoso periférico existe o sistema nervoso autônomo: ele controla funções vitais como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura, digestão e sim - os orgasmos

Para nós, que temos vulva, o sistema nervoso autônomo tem um papel chave na hora de chegar ao orgasmo. Mas para chegar lá, precisamos do estímulo de todos os sistemas nervosos: primeiro o central, através de estímulos de um lugar confortável, seguro e amoroso para poder gozar à vontade, depois do autônomo, quando ficamos relaxadas e seguras para poder encontrar nosso potencial orgástico. 

Começamos a nos excitar, o coração acelera porque precisa liberar mais sangue para nosso corpo, e nossos vasos dilatam. O sangue fica mais oxigenado, o pulmão com a respiração mais curta. E aí entra a dança dos hormônios no corpo: as glândulas supra renais liberam adrenalina - hormônio que tem haver com medo, tensão. O sistema superaquece em curto circuito e entra quase em pânico. E então o córtex do cérebro libera as endorfinas, que misturada com a adrenalina, causa um movimento de tensão e relaxamento. E você encontra a receita perfeita para uma descarga orgástica: um curto circuito de prazer e alívio de tensão.

 

Se você tem bloqueios para sentir prazer, tem a sensação de que nunca teve um orgasmo ou não sabe como gozar confira o nosso ebook Masturbação e Autoestima: Fortaleça a sua autoestima pelo prazer.

ACESSE GRATUITAMENTE

 

As fases de um orgasmo

Até chegar a um orgasmo, existem várias fases importantes para chegarmos ao clímax. O  site e método OMGYES categoriza as fases orgásticas femininas em seis: aumento do desejo; aquecimento; aumento da excitação; aproximação do orgasmo; orgasmoretomada da excitação e multiplicidade

Na pesquisa feita pelo site, 77,2% das mulheres relatam níveis diferentes de intensidade do orgasmo e afirmam que os orgasmos mais intensos são resultado de passarem mais tempo aumentando a excitação, de pouquinho em pouquinho. E quanto mais intensa a nossa excitação e tensão, mais forte será o orgasmo. 

E como saber quando o orgasmo está acabando? Nós sentimos que o orgasmo está terminando quando as contrações musculares pulsantes abaixo da entrada da vagina e ao redor do ânus começam a diminuir. Como mulheres, somos potências multiorgásticas, e podemos retomar a excitação e chegar aos orgasmos múltiplos

Tipos de orgasmo

Nós precisamos desmistificar a definição dos tipos orgasmos: todo o orgasmo tem o envolvimento do clitóris  Ou seja, o orgasmo pela penetração também é clitoriano

Os orgasmos que são relacionados a estimulação clitoriana tem relação com o sistema nervoso central - passam por nossa medula até chegar o cérebro e em questão de milissegundos, devolvem a sensação de prazer. 

O clitóris não é um botão mágico, muito menos um órgão desconectado. Estudos recentes mostram que os orgasmos em pessoas com vulva estão todos conectados ao complexo do clitóris. Ele é um complexo que abrange o canal vaginal, o canal da uretra, o ânus e toda estrutura da vulva. Qualquer estímulo - interno ou externo - pode levar a um orgasmo. 

Os efeitos do orgasmo

Diversos como nós mulheres, os efeitos dos orgasmos variam de corpo para corpo. Existem mulheres que se contorcem de prazer com a liberação da tensão e se esgotam no final do orgasmo, outras aumentam a energia e ficam prontas para correr uma maratona. Outras alternam entre uma sensação de relaxamento e disposição

O orgasmo feminino é mais duradouro que o masculino: dura entre 13 a 51 segundos, contra os 10 a 30 segundos dos orgasmos em pessoas com pênis. No final do orgasmo, o corpo libera oxitocina, dopamina e serotonina - três hormônios ligados ao prazer, calma e felicidade.

 

REFERÊNCIAS

O que é potência orgástica, segundo a teoria do orgasmo - Regina Navarro Lins

Fisiologicamente, o orgasmo é muito parecido com um ataque de medo - Jornal O Globo

Curso Empoderamento do prazer para mulheres - Prazer Ela

OMGYES 

...

Tirou todas as suas dúvidas relacionadas ao orgasmo feminino?

Conheça o Bullet Lilit, seu (novo) primeiro vibrador.

1 comentário

Parabéns!!!! Há muito eu esperava encontrar algo assim. Super bom gosto, sensibilidade, afeto. Estou muito feliz. Já encomendando o meu e fazendo uma lista de amigas e parentes com quem vou querer compartilhar isso tudo aqui. Ganhei meu dia. Fiquei sabendo numa revista (estou tentando lembrar se foi na Veja). — Tereza

Tereza Braga 10 fevereiro, 2022

Deixe o seu comentário

Todos os comentários são revisados antes da publicação.

O QUE ELAS DIZEM SOBRE O BULLET LILIT?

Entrega super rápida, embalagem cuidadosamente produzida, um cheirinho delicioso e um produto surpreende, já tive outros vibradores, mas nenhum com esse cuidado no acabamento, uma textura delicada, simplesmente PERFEITO! Já sou fã de carteirinha, até comprei um para minha melhor amiga.

Avaliação Anônima